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5 dicas para diminuir a conta de telefone empresarial
5 dicas para diminuir a conta de telefone empresarial
20.06.2017

Falar em redução de custos é música para os ouvidos de quem empreende no cenário de crise em que se encontra o país. A área de telefonia representa grande parcela nos custos operacionais de uma empresa e gerenciá-la de maneira eficiente, pode render grande economia. Confira nas dicas a seguir:


1) Entenda sua necessidade
É fundamental entender qual a real finalidade do telefone para seu negócio. Existem diversos planos oferecidos por diversas operadoras e é importante ter clareza do que sua empresa precisa, se seu negócio é local ou não, se possui segmentos internacionais, se possui vendedores externos. Enfim, para não extrapolar o orçamento, o autoconhecimento é o primeiro passo.


2) Contrate apenas o que precisa
É bem comum receber propostas tentadoras de operadoras no qual você recebe um benefício, mas em compensação precisa adquirir um serviço extra. Tenha clareza do que está contratando, bem como seu real benefício para sua necessidade. Muitos acabam comprando gato por lebre, você pensa que é uma coisa e na realidade é outra. Fique atento!


3) Controle o uso
Grande parte dos desperdícios em telefonia se deve ao uso indevido do telefone. Sabemos que é praticamente impossível vigiar diariamente como cada pessoa está usando o telefone. Mas é importante visualizar o uso individual e por setor estabelecendo uma média. Se um setor ou pessoa utiliza muito mais que outro, pode ser um sinal de uso indevido. Tenha relatórios de uso por centro de custos e por colaborador.


4) Faça análise de sua fatura
No Brasil é muito comum que operadoras façam cobranças indevidas.
Algumas operadoras chegam a ter erros em 40% de suas faturas. Não caia nessa, faça auditoria em suas faturas e encontre possíveis erros. Ao encontrar erros é possível recorrer e exigir que o valor correto seja cobrado, bem como recuperar valores indevidos anteriores.


5) Sistematize a gestão
Isso vale principalmente para quem possui muitas linhas e está acostumado a receber faturas com dezenas de páginas. É praticamente inviável analisar tudo isso manualmente. O mercado já possui aplicativos modernos e que compensam o investimento (já que a economia gerada é superior ao custo de um aplicativo). Com um bom aplicativo, é possível gerenciar o uso por colaborador e centro de custo, verificar cobranças indevidas, linhas fora de uso e muito mais. Invista tempo em testar aplicativos do tipo, vale a pena!


Comece hoje mesmo a adotar essas boas práticas, mantenha controle e alcance redução. Quer entender o uso de telefone na sua empresa em poucos minutos?



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